Estética Orofacial
ESTÉTICA OROFACIAL -

A Estética Orofacial, neste contexto, foi tratada sob o ponto de vista da
ORTOPEDIA BUCAL - OROFACIAL, com uso de aparelho oral removível e finalização, em alguns casos,  com reabilitação da cavidade oral com próteses, maquiagem dental e restaurações estéticas. Com objetivo de restaurar as funções respiratórias, mastigatórias e posturais, consequentemente harmonizar a Estética Facial.

O que é Ortopedia Bucal ou Orofacial?  A ORTOPEDIA OROFACIAL trabalha a remodelagem óssea dos maxilares, com correção postural dos músculos faciais, visando à correção funcional da respiração nasal, que por sua vez, está intrinsecamente ligada a correção da postura corporal. Com o aumento das cavidades dos seios maxilares, ocorre expansão da maxila, por ser um osso pneumático, com isto, promove harmonia e equilíbrio na estética facial. Assim como, o restabelecimento da função mastigatória em balanceio. Determinauma melhor distribuição das forças oclusais, promove remodelação óssea com estimulo de funções respiratória e mastigatória, melhora das queixas de dores de cabeça, zumbidos, dores de ATM, respiração nasal, processos alérgicos respiratórios, alguns tipos de apnéia obstrutiva do sono, tonturas, entre outros sintomas. Promove harmonia facial, com diminuição das bochechas, aumento da região malar, efeito "blush”, melhor posicionamento de nariz, orelhas e olhos, aumento de volume labial e  definição mandibular.

Com o avanço da Implantodontia, permitiu ao cirurgião dentista, maiores opções em soluções de tratamento. Porem, devido ao mau posicionamento dental original, que na maioria das vezes levou a perda do mesmo elemento, pode ter continuidade ao problema no elemento implantado, quando não restabelecida a oclusão dental balanceada. Desta forma, e também, para viabilizar os resultados positivos de um implante, é recomendado o tratamento ortopédico bucal. É importante ressaltar que a perda de um elemento dental promove diminuição da capacidade respiratória nasal, por perda de espaço ósseo e poder de expansão do mesmo. Assim como ocorre redução do espaço nasofaringeano ocupado pelo músculo da língua, está se projeta posteriormente por falta de espaço na cavidade oral, possibilitando apnéia respiratória. Dessa forma fica claro que não recomendamos cirurgias ou extração dental. A ortopedia bucal visa harmonia funcional, mastigatória e respiratória; estética dental e facial; postura corporal devido a melhor posição da cabeça sobre a coluna cervical, com isso Qualidade de vida.


 

Observem a diferença na espessura do pescoço, antes-depois. Resultado obtido devido a melhora na qualidade respiratória nasal.