PLACA DE MORDIDA e PLACA DE APNEÍA RESPIRATÓRIA

O QUE É PLACA DE MORDIDA? E PLACA DE APNÉIA RESPIRATÓRIA? 

A Placa de Mordida é utilizada para proteger as estruturas ósseas e dentais, devido a ação resiliente da resina, material com o qual é confeccionada a placa. Aumentar o conforto, tanto da coluna cervical quanto da Articulação Temporo Mandibular (ATM), devido a correção postural da posição dos músculos faciais e da mandíbula, tendo em vista que este é o único osso móvel da cabeça. E com isso, também trabalhamos, com as Placas direcionadas a Apnéia Respiratória, devido a correção postural da mandibula e dos músculos da facee aumento do espaço naso faringiano, facilitando e forçando a respiração nasal, trazendo melhor qualidade do sono, melhora nas dores de cabeça, zumbido, tontura, na maioria dos casos, e  relaxamento dos músculos da face.
Sua indicação pode ser devido a má posição dental, o ideal neste caso, é o uso do aparelho Ortopédico Orofacial, para correção da posição dos dentes e do arco ósseo dental. Também nos casos da falta de elemento dental ( ausencia de dentes), promove ponto de contato prematuro e possíveis dores de cabeça, unilaterais. Neste segundo caso, a indicação ideal seria a reabilitação oclusal através de próteses ( fixas, removíveis, ou troca de prótese totais) ou prótese sobre implante.
Más, em todos os casos, o fator emocional, estresse e ansiedade, pode levar a uma alteração do Padrão Respiratório e Apertamento Dental, neste caso a indicação da placa é fundamental, como proteção dos implantes, aumentando sua longevidade. E nos casos em que o paciente tendo todos os dentes, sofre com Bruxismo dental, ou dores de cabeça, ou zumbidos, ou tonturas, ou em conjutos com alguns dos sintomas citados, incluindo dores nas costas.


Na imagem abaixo, o propósito da placa de mordida é melhorar a respiração nasal. Com o auxilio das Radiografias de Perfil podemos notar, a imagem do lado direito é da radiografia sem a placa (primeira coluna), no lado esquerdo a radiografia é com a placa em posição, podemos notar o aumento do espaço Naso faringiano, e melhor posição do músculo da lingua  dentro do espaço bucal.


Na imagem abaixo, com correção da postura dos múculos da face, notamos na primeira coluna, do lado direito, o posicionamento da mandibula e radiografia de perfil sem as placas. E na segunda coluna, lado esquerdo, a correção dos músculos da face, com uso das placas, assim como a radiografia de perfil com as placas em posição.
Observa-se o aumento do espaço Naso faringiano, grifado na última  foto, cópia das radiografias. Este aumento facilita e força a respiração via nasal. Assim como, notamos a diferença na curvatura da lordose da coluna cervical, melhorando a postura, dores de cabeça, ouvido, zumbido e tonturas, na maioria dos casos.






Indicada para tratamento dos distúrbios articulares (ATM) e musculares que envolve o sistema mastigatório, é necessária a utilização de placas interoclusais rígidas, suas características mais importantes são a resistência e a mutabilidade.

Resistência para manter a estabilidade dos contatos dentais. A mutabilidade permite, depois da acrilização ajustes por remoção ou acréscimo de material, a fim de devolver estabilidade mandibular após prováveis alterações do seu posicionamento.

A placa visa criar, de uma forma artificial, os requisitos de posicionamento dental ideal para o paciente que, por uma ou outra razão (perda de dentes, ou má posicionamento), não os atinge com os seus dentes na posição que estão. Promovendo assim, um descanso da musculatura e alivia trações e compressões sobre os tecidos articulares - ATM (Articulação Temporo-Mandibular), que fica próximo aos ouvidos, aliviando assim dores de cabeça, estalados, ruídos de areia. Essa posição é aceita, como a de início de tratamento ortodôntico ou restaurador protético.

Fonte : Contin, I, Revista - APCD vol. 54 - n.2, mar/abr -2000,pg 125.