PROTETORES BUCAIS ATLÉTICO PERSONALIZADOS

Desde 1962, é obrigatório o uso de protetor bucal no futebol americano.
o que reduziu para 70% os traumas dentais nesse esporte.

O protetor bucal personalizado deve ser utilizado pelos praticantes de esportes radicais (moutain bike, skate) , artes marciais (judô, jiu-jítsu, etc.), e de esportes de quadra (futebol de salão, voleyball, etc.). esses permitem uma melhor adaptação, retenção durante a fala, e facilidade respiratória. no entanto seu custo é substancialmente mais elevado que o dos protetores aquecidos em agua morna e moldados pela própria pessoa, o que reduz o seu uso.

Este material é a base de copolímero laminado (flexível), é conformado à vácuo a uma espessura uniforme ( 3- 4 mm.) e são transparentes ou coloridos, e deverá recobrir todo o elemento dentário para proteger inclusive o tecido mole dos lábios, bochechas e língua, caso sejam comprimidos contra os dentes.

De um ponto de vista crítico, o protetor bucal personalizado é um aparelho caro. porem , o seu custo/benefício é bem superior, pois em caso de acidente orofacial, o paciente não perderá horas de consulta, terá muita menos dor, e diminuirá risco de ter problemas com próteses, endodontia e reconstrução de dentes. Acredita-se também que reduz muito o risco de derrame cerebral por compressão do condilo, no caso de traumatismo.

Fonte: - Vioral - n. 2 - ano 2000 - ABO (Associação Brasileira de Odontologia)
CRA- newsletter - julho/ agosto - 1999 vol.8,n.7-8 pg4.
Revista apcd , vol.54 - n.2 mar/abr.- 2000