PROTESES ESTÉTICAS

O que é uma prótese Estética?
Nestes casos vamos dizer que uma Próte Estética é aquela que melhor substitui o(s) dente(s) natural (is), tanto estéticamente, como funcionalmente sem que apresente metais, pelo menos visíveis. Desta forma reabilitando de forma mais semelhante possível aos dentes naturais, sem cirurgias e com ótimos resultados, amplamente conhecidos. Assim como nos casos de indicação de Implantes, devemos levar em consideração que os implantes, podem ter uma boa durabilidade, dependendo principalmente do planejamento, porem, não eterna, como se fosse a terceira dentição, nada é melhor que os dentes naturais, más conseguimos uma boa qualidade de vida, tanto com próteses sem implantes ,como com proteses sobre implantes.
Os casos aqui apresentados são opções de próteses para quem não deseja submeter-se a Implantes dentais (cirurgias), prótese sem implantes.
Assim como no segundo caso apresentado, a opção foi por uma prótese fixa de 3 elementos metal-free (sem metal), esta indicação foi possível porque o paciente possuia restaurações nos dois dentes pilares (os dentes vizinhos ao espaço do elemento perdido), isto quer dizer que houve a substituição da restauração de amalgama pela protese sem metal. Esta é uma indicação conservadora, pois a qualquer momento que se deseje, ou quando realmente necessitar, poderá  ser realizado o Implante dental, porém se indicarmos neste momento o implante, não poderemos realizar a Protese Fixa, seria como pular "etapa", desta forma continuamos com a possibilidade de Implante e "ganhamos" tempo para realiza-lo, deixando-o como última opção. É importante dizer, que se os dentes pilares (vizinhos ao espaço do elemento perdido), fossem integros, sem restaurações, optaria por Implante nesta etapa direta, desta forma estaria mantendo a integridade dos dentes (não haveria desgastes para colocação da prótese fixa). Quanto maior a conservação, no meu ponto de vista, melhor. 
No último caso, colocamos uma  indicação para implante, no caso de desdentado total inferior, onde havia muita dificuldade de estabilização da prótese. Este é um caso antigo (2001) que a paciente ainda a mantem, hoje temos opções ainda melhores com implantes, para estes casos.
A reabilitação oral protética,  é importante para a manutenção da função das articulações temporo mandibular (ATM), pois a perda  de dentes promove  disfunção das articulações, e com isto suas consequências: dores na ATM, enxaquecas, estalados, zumbidos, tonturas, falha na função mastigatória, e com isto perda na qualidade de vida.