SELANTES

Selantes são materiais plásticos transparentes (verniz resinoso) que são usados para "pintar" as superfícies rugosas dos dentes posteriores (pré-molares e molares), as quais usamos para mastigar os alimentos. Age como uma película protetora, facilitando a limpeza, liberando flúor.

Os selantes são necessários nos dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas: pequenas ranhuras e depressões onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar.

Não existe nenhum inconveniente na aplicação de selantes. Apenas deve ser aplicado quando o dentista tiver certeza de que no fundo dos sulcos não existem cáries, por isso as crianças são os maiores beneficiados, especialmente naqueles dentes recém-erupcionados.

A aplicação de selantes leva cerca de poucos minutos. Primeiro, o dente deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada (preparo químico), lava-se novamente, seca, e aplica o selante e fotopolimeriza (com luz ultravioleta), ficando aderido à superfície rugosa do dente. Não ocorre desgastes dentais, e não necessita o uso de anestésico.

Quando o selante é aplicado, ele "escorre" e penetra nas fóssulas e fissuras do esmalte do dente. Durante a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural dessa película protetora e, por isso, para manter o efeito protetor, há necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno; assim, o dentista determinará se a reaplicação é necessária.